Um Carnaval Europeu

Assembleia Mensal da Instância de Governança do Turismo aconteceu nesta terça-feira
13 de março de 2019

O feriado de Carnaval sempre atrai muitas pessoas para os grande centros da folia, como o carnaval no Rio de Janeiro, São Paulo e em alguns estados do Nordeste brasileiro. Milhões de pessoas lotam as ruas dessas cidades em dias de festa, sem contar os desfiles das escolas de samba que levam outras multidões aos sambódromos. Também existem aquelas pessoas que aproveitam a folga prolongada para ir a praia ou visitar parentes.

 

Mas não foi nada disso que aproximadamente 20 pessoas vieram fazer em Santa Catarina durante o Carnaval 2019. O grupo, agenciado pela Ativa Aventuras em parceria com a Freeway, veio de São Paulo para passar quatro dias no Vale Europeu, conhecendo as belezas da nossa região. Desde sábado, os turistas já conheceram Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e na manhã de terça-feira chegaram em Rodeio.

 

Na cidade conhecida como ‘Vale dos Trentinos’, a primeira parada do grupo foi na hospedagem ‘Quinta da Gávea’, um sítio localizado no bairro Gávea. A hospedagem, que é administrada por Cristiano Moreira, Patricia Costa Moreira e Jakson Dartanhan Chiappa, tem uma proposta diferente para os seus hóspedes. “Esse espaço é a concretização de um sonho e da crença que era possível criar um espaço onde é possível trabalhar, morar e compartilhar esse espaço com outras pessoas, com visitantes. É uma vida de um aprendizado constante” – afirma Cristiano.

 

A Quinta da Gávea começou a ser idealizada em 2016, quando eles se mudaram para Rodeio e passaram a viver nesse sítio, que foi encontrado em ruínas, como conta Cristiano. “Esse sítio estava em ruínas. A casa tinha o telhado caído e a biblioteca era um rancho para animais, por exemplo. Quando nós compreendemos o que significava o Vale Europeu e todo o seu circuito de turismo, decidimos dar um passo de coragem: largar nossa vida ‘segura’ em Navegantes e abraçar essa ideia de um novo espaço para receber pessoas, compartilhar e aprender juntos”.

 

E essa ideia tem dado muito certo. O grupo que visitou a hospedagem rodeense na terça-feira foi intermediado pela Especialista em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama, que esteve no Vale Europeu no ano passado e retornou como o grupo nesse ano e realizou, durante os quatro dias, uma Jornada Transpessoal. “Nós tínhamos muitas opções de locais que não caberiam nos quatro dias da viagem. A Quinta da Gávea era uma das opções que tinha alinhamento com as atividades que o nosso grupo buscava: Falar de forças e virtudes, falar de si” – explicou Rebeca.

 

Uma das primeiras atividades realizadas no último dia da viagem foi a experiência no Jardim Sensorial, onde todos foram convidados a sentir a textura, aroma e até o gosto de algumas plantas. Quem puxou a fila nessa atividade foi Marilci Dantas, que veio de Cutia, São Paulo, para conhecer o Vale Europeu. “Eu estava buscando roteiros desse tipo, que fosse uma coisa diferente, mas não que eu não goste do carnaval. Acabei encontrando essa opção do Vale Europeu e vim para cá, Santa Catarina, terra natal da minha mãe. Eu estou adorando, gosto muito desse turismo onde você tem o contato com as pessoas dos locais, foge daquela mesmice do turismo nos grandes centros” – comentou Marilci, logo depois de finalizar sua experiência no Jardim Sensorial.

 

Marilci também destacou a hospitalidade e a questão do acolhimentos das hospedagens como um diferencial do Circuito Vale Europeu. “Ontem nós, literalmente, entramos na casa de uma pessoa e tomamos café com a família dela. Isso não tem preço. A troca não é só cultural, mas uma troca de ser humano para ser humano. É uma troca  de experiências de vida, de pessoas que vêm de realidades totalmente diferentes”.

 

Desde Marilci e os outros membros do grupo, passando pela Rebeca que organizou, juntamente com a Ativa Aventuras e a Freeway essa viagem, até passar pelos calorosos idealizadores da hospedagem Quinta da Gávea. O 2019 guardou um carnaval diferente para todos eles, um carnaval europeu.

 

Os comentários estão encerrados.

Whatsapp